segunda-feira, setembro 15, 2008

Outro ovo de colombo

Sim, entenda quando zombo
compondo outro ovo de colombo:

não quebre a casca que o mascara,
lendo como se fosse um poema -

diga que a rima está na clara
e gema.

52 comentários:

  1. Anônimo1:58 PM

    hum...
    belas rimas.
    G.M

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  2. Anônimo9:09 PM

    fodástico

    mas como minha razão anda bem desautomatizada, avistei um navio cheio de loucos

    giuliano

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  3. Anônimo5:43 PM

    ó lá, na paz hein:

    À estrela-guia de Colombo

    Ajusta as tuas letras e os acentos,
    ao menos, meu amigo, pois, por certo,
    noventa e nove ponto três por cento
    das tuas rimas não terão conserto.
    Percebe, ó cego, a terna rima interna
    que no deserto prima em ser oásis,
    e vendo além do umbigo da caverna,
    darás aos teus leitores mais que fezes,
    pois decerto são fezes o que fazes.

    Felizes teus leitões(!), pois capaz és
    de entupi-los co’a bosta que tu trazes,
    os levas passear à beira-foz:
    os porcos e o pastor (um impostor)
    libam no esgoto o desgosto do star.

    Bocágil

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  4. Tá:
    na paz,
    rapaz Bocágil,
    foste ágil -
    versos válidos,
    metálicos,
    des(co)medidos -
    entretanto,
    bem que ágil,
    foste frágil:
    no final
    que não ficou
    tão natural -
    embolou,
    descoloriu-se um pouco
    e naufragou:
    e assim, pois,
    depois de dribles
    e jogadas geniais,
    pela zaga, meia cancha e meia lua,
    passado o guarda-redes,
    meta nua,
    teu avante titubeou
    e errou o gol...

    *urros da torcida*

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  5. Anônimo8:05 PM

    Com mão ligeira

    Mas time bom não vive de um só lance!
    E se a jogada foi frustrada mesmo,
    como quer o locutor em transe,
    a minha voz, que nunca urra a esmo,
    vai te narrar agora, num relance,
    o gol mais breve do futebolismo.
    (Existe entre os dois times um abismo,
    o meu persiste sempre, o teu se cansa.)

    Já na defesa o meu zagueiro toma
    a bola e num só toque o contra-ataque
    é preparado. Em meio à redoma
    o meia dá uma meia-lua, é craque,
    e cruza a gorduchinha ao centro-avante,
    que faz co’a mão ligeira um gol pujante!

    (E os gritos lá no Couto se escutam cá de casa)

    Bocágil

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  6. Eis então que se revela o poeta incauto,
    com histérica menção ao couto:
    um estádio que proclama-se por alto
    mas que oculta um parafuso solto...

    Similar, o tal bocágil, no seu estro,
    a ninguém mesmerizado deixe:
    porque nota-se que em rimas não é destro -
    pela boca: é assim que morre o peixe...

    Ao mesmo com o esmo só faltou o torresmo,
    e o futebolismo foi, enfim, pro abismo...
    Antes fosse "todo aquele ludopédio"
    o seu time cuja tônica é o tédio...

    Mas o ato falho de fatal percepção,
    em rima mais simples que um palavrão,
    revela até onde estes atletas vão
    na busca eterna de um triunfo vão:

    tentam assinalar o tento com a mão...

    *ferve e treme o Caldeirão*

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  7. Anônimo12:46 AM

    Em qualquer desporto eu venço

    No futebol, se nota, eu sou mais ágil.
    Também nossa platéia já percebe
    que o verso que propões é mero plágio
    de um paulo mastigado pela plebe.
    Porém que siga a luta em que medimos gládios.
    É salutar que eu tire a máscara e decepe
    a língua de impostores, eu, Bocágil,
    a quem os grandes brandem o seu quepe.

    Joguemos nossa sorte na sinuca,
    esporte que faz par com a cerveja.
    Cuidemos que te enfrento ali no Torto:
    as bolas minhas entram bem na boca,
    às tuas, confundidas, tu praguejas:
    te restam quatro! E agora já ‘stás morto.

    (- Próximo!, eu exclamo, Que venha alguém que agüente!)

    Bocágil

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  8. Anônimo1:01 PM

    eu que venho de fora e não sou dessa terra gelada
    não gosto de futebol, embora torça pro são paulo
    mas com a faca fria entro na peleja
    como um gaiato solto e sem rima
    meu fôlego é pouco para quem atira
    no entanto, quando é bang bang lá torto?
    e olha que sou bom de sinuca e costumo deixar o adversário dentro do esquadro

    qg

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  9. Bocágil, derrotado no futeba,
    resolve recorrer às vãs caçapas:
    das quais, após perder, ó vil pereba,
    a qual desporto pensas tu que escapas?

    Ao menos melhoraste algumas rimas,
    mas pesa a fraca acusação de plágio -
    cuidado, que Leminski, o de obras primas,
    quem sabe a venha te cobrar com ágio...

    Na história entrou também um tal qg,
    que afirma não gostar de futebol -
    pra qual time torce ele, bem se vê,
    embora curta aqui um duelo ao sol...

    No entanto, vou deixando este combate -
    bocágil e qg me desgastaram,
    aos dois já aplicado o xeque-mate,
    somente rimas pobres me sobraram...

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  10. Perguntas ao poeta num domingo gélido

    Não são acusações, meu caro Ivan.
    Sabe que confundiste a reverência
    ao haicaísta com subserviência,
    por isso o teu talento foi-se em vão.
    Em vão se foi, porque da geração
    a que pertences, cá nesta província
    friolenta, foste a esperança de ação,
    e agora apenas és fracasso e ausência.
    Paciência, os covardes partem cedo,
    escondem-se na saia da mamãe.

    Assusta-te Ivan Justen o amanhã
    lotado de lembranças de um degredo
    auto-imposto? O evidente e triste medo
    de nunca ver a estrela da manhã?

    (Bocágil espera que Ivan recupere as forças e proponha revanche, e já alerta que já tem outro impostor em mira. Qual será?)

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  11. Constato, bocejando, que esperneia
    bocágil, sempre agindo no seu nível -
    pobreza de um estilo defectível
    com um teor fiado em mesma teia:
    nas rimas, o "manhã" com "amanhã",
    no ritmo, o mal jambrado enjambement...

    Atroz, retira trépido um ataque,
    trocando o "plágio" pela "subserviência" -
    tal troca foi de um peido por um traque,
    em reduções que traem inconsciência:
    Leminski foi bem mais que "haicaísta",
    como o chama bocágil, que despista...

    Por fim, quem tenta me acusar covarde?
    Um "ágil" lento, oculto em anonímia -
    a soprar: "ataco outro..." - Já vais tarde!
    Meu verso disparou-te a língua nímia:
    "ausência" é tua ausência que te espelha -
    "fracasso" é meu barulho em tua orelha.

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  12. Este comentário foi removido pelo autor.

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  13. Anônimo11:23 AM

    4x1 pro Bocágil.

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  14. ups:

    Soneto das três lições e uma malcriação

    Três lições num soneto, que te dou:
    Primeiro,
    poetinha de terceira,
    vá desmembrando o enjambement,
    qual queiras!,
    e logo já verás do que soltou
    que ali reside o verso livre.
    Estou a te ensinar aqui
    a verdadeira origem dessa forma,
    que tu, queiras ou não queiras, praticas.
    Mestre sou-te.

    Segundo,
    o pau que pagas a teu Paulo é comovente sim,
    mas mais que tudo, mais que loas ou que plágio,
    te é jaula.

    Terceira aula.
    Antes sejas mudo a bocejante.

    E os olhos à manhã os abre,
    pois me mama (a tua mãe, a tua mina e) a tua irmã.


    [
    Três lições num soneto, que te dou:
    Primeiro, poetinha de terceira,
    vá desmembrando o enjambement, qual queiras!,
    e logo já verás do que soltou
    que ali reside o verso livre. Estou
    a te ensinar aqui a verdadeira
    origem dessa forma, que tu, queiras
    ou não queiras, praticas. Mestre sou-te.

    Segundo, o pau que pagas a teu Paulo
    é comovente sim, mas mais que tudo,
    mais que loas ou que plágio, te é jaula.

    Terceira aula. Antes sejas mudo
    a bocejante. E os olhos à manhã
    os abre, pois me mama (a tua mãe, a tua mina e) a tua irmã.
    ]

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  15. Primeiro veio se mijando -
    dizendo "na paz", com receio.
    O poema até que ia, quando
    descambou depois do meio...

    Tomou-lhe um pitaco breve,
    mas não ficou satisfeito:
    à réplica o reles se atreve
    em rimas pobres sem efeito...

    Desta feita, crescendo, o patético
    tomou uma chapuletada mais forte -
    mas apenas tremeu, epilético:
    não, ainda não era a morte...

    Resolve apelar pra sinuca,
    em delírios de grandeza:
    brandem-lhe o quepe na cuca,
    cresce debaixo da mesa...

    Diz que pago pau, e paga pra mim,
    passando a noite a ajuntar
    versinhos mal medidos que no fim
    nem merecem o seu lugar:

    o tipo se acha algum mestre
    por detrás do nome eqüestre -
    faltou que alguém lhe palestre
    a ser mais ou menos pedestre?

    Não lhe falta quem lhe frustre,
    mas, gabando-se de ilustre,
    pendura-se igual a um lustre
    de seu tom quase palustre...

    Além de lelé, o carente
    quer mamar mulher alheia -
    assim, triste, faz patente
    que a mulher (se a tem) é feia...

    A cada golpe que leva
    este notável otário
    (néscio, imerso na treva)
    tem que ir ao dicionário:

    prossiga, primaz pascácio -
    sinta o olor da flor do lácio:
    um dia inda aprende o negócio
    e transcende seu ócio e bócio...

    Residiu num verso livre?
    Soube escandir um soneto?
    Deste mundo um grilo te livre
    e torne o pinóquio ao gepeto.

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  16. Anônimo6:24 PM

    E agora, no placar:

    Ivan: "trocentos..." x 4,75 bocágil

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  17. Anônimo6:35 PM

    Repórter de campo literário:
    Ivan, os comentaristas estão dizendo que você pegou muito pesado nessa última sátira, e alguns chegaram a criticar sua métrica de pés quebrados...

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  18. Pés quebrados foi a equipe adversária que chegou usando: aí resolvi devolver de bate pronto - vou lá caprichar muito na métrica contra essa renca de beques de fazenda?

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  19. Anônimo10:44 PM

    vc é muito polido, meu caro ivan.
    te conheço de outros carnavais.

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  20. A primeira grande resposta

    Pois bem, vou lecionar-te em terça rima,
    visto que as aulas que demais precisas
    são tantas que não cabem na suprema

    obra prima, o soneto. Sopras brisa?
    Eu sou tormenta: - As tuas dez quadrinhas
    parecem mais uma marchinha cinza,

    uma ciranda pra ninar as criancinhas.
    O teu leitor já te imagina rouco,
    cantando, tonto e louco, a ‘batatinha

    quando nasce” ou qualquer outro descoco
    ao nível de teus versos infantis.
    Patati patatá, teu ritmo a soco

    tampouco me convence. E consoante
    ao principiante passo de teus pés
    estão as tuas rimas hesitantes

    e barrocas, tal como se paetês
    e lantejoulas fossem preferíveis
    à nudez da mulher. Um tolo és,

    um tolo e nada mais. E as sofríveis
    tentativas de esconder a covardia?
    O medo (o calcanhar) e as ilegíveis

    invectivas vãs à forma - arredia
    às tuas mãos impróprias? Mais te vale,
    Ivan, eu te repito neste dia

    grave, que vale mais que tu te cales
    a que te afogues em palavras pobres
    dispostas em sentenças podres. Cale-se

    a boca torpe e ascenda-se por sobre
    toda a cidade a boca ágil, viva,
    de um ser que pisa a Quinze como um nobre,

    com pés malandros e alma combativa.
    Já basta de impostores perspicazes.
    Esta cidade, a minha Curitiba,

    possui a sua voz nativa, e quase,
    se te crê, e nos teus treze comparsas,
    a troca por bocejos frágeis; quase

    troca a boca maldita pela farsa
    de uma língua medíocre, ilusionista.
    Já nada mais agora te disfarça,

    arranca o véu que te mascara e, triste,
    escuta o canto que o poeta canta
    co’a maestria de um supremo artista:

    as flores dos ipês, como uma manta,
    estão ao pé das árvores na praça.
    Hoje começa a primavera, e encanta

    a todos. E é bem bom que se desfaça
    o frio e a paz se faça, como se um rio
    corresse sempre à foz que nos congraça.

    A paz que te propus é como um fio
    que liga um peito ao outro, mas é frágil.
    Lá atrás eu te propus, porque confio

    que o duelo em palavras é um estágio
    pra chegar-se ao silêncio, ao bem oculto.
    Mas se te apraz negar-me, a mim Bocágil,

    a paz gentil, capaz ao homem culto,
    não há problema, não temo teus poemas,
    pois sob a flor do ipê já estás sepulto.

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  21. Anônimo9:59 AM

    Oferecimento:
    Dentaduras Flexíveis OHNE BISS
    O prazer ao seu lado

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  22. Anônimo10:09 AM

    Definitivamente, boquinha, vc é foda!

    Lari.

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  23. Anônimo11:15 AM

    O Bocágil é um poeta
    De mão fácil e ligeira
    Presto a falar besteira
    Tem estro escrito na testa

    Ivan Justen é um gênio
    Inventivo e combativo
    Se escapar Bocágil vivo
    Dou-lhe um balão de oxigênio

    Na peleia de dois mestres
    Nunca há um vencedor
    Se um dá, mais o outro é doador
    Vai-se um ano em dois semestres

    Vai-se a dia e vem a noite
    E um poeta ainda espia
    Culpa que cada um expia
    Solução é meu açoite

    Diz que em briga de aprendiz
    O infeliz faz só ofensa
    Dá cabeça e recompensa
    Pensa que do outro é juiz!

    Vou parando por aqui
    Vou deixando os dois a sós
    De minha musa ouço a voz
    Mas gostei do que já li.

    Gregório de Campos

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  24. Anônimo12:23 PM

    Boa, Gregório!
    Simples, claro e fatal.
    Mostra pra eles como é que se escreve.


    Nancy Lopes
    Poeta

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  25. Anônimo12:46 PM

    Elementar, meu caros, pra ser poeta tem que estudar um muito.

    A nossa poética, ou seja, a poética luso-brasileira, tem origem na poética greco-latina. Em sentido amplo, Poética é a ciência que estuda a Poesia. Em sentido restrito, refere-se apenas ao estudo filosófico da Poesia, designando-se melhor como Poemática a observação estrutural e técnica do Poema.
    E Poesia? Poesia é, antes de tudo, um acontecimento, uma visão que prescinde dos olhos, mas também prescinde do Espiritismo; uma organização harmoniosa ou não de componentes físicos e/ou metafísicos que existe no tempo, e pode ou não ser encontrada pelo homem, do mesmo modo que a escultura já existe embutida na pedra, cabendo ao escultor apenas encontrá-la, descobri-la, tirando-lhe as "sobras", a falsa moldura. A arte de escrever em versos, ou, aquilo que desperta o sentimento do belo. Para Ezra Pound, Poesia é Música, e não Literatura. Os simbolistas já antegozavam essa visão. Para o poeta e teórico T.S. Eliot "toda verdadeira poesia é uma visão do mundo". Para Carlos Buosoño "Poesia é, antes de tudo, comunicação, efetuada por palavras, apenas, de um conteúdo psíquico (afetivo-sensório-conceitual) aceito pelo espírito como um todo, uma síntese. Nesse conteúdo anímico predominará às vezes, o sensório, outras o conceitual, pois o poeta, ao expressar-se, nunca transmite puros conceitos, conceitos sem mescla de sensorialidade ou sentimentalidade". Para os dicionaristas, em geral, Poesia é a obra literária escrita em versos. Vamos a eles.
    Verso - A linha escrita, de sentido completo ou fragmentário, que se caracteriza pela obediência a determinados preceitos rítmicos, fônicos, ou meramente gráficos, pelos quais difere das linhas da Prosa. O verso, para gregos e latinos, em seu significado original, era o sulco, a linha aberta no campo pelo boi que puxava o arado. Linhas que iam e voltavam, vendo os gregos aí, um paralelo com a sua escrita, da direita para a esquerda, e voltando desta para a outra, e assim por diante. O estudo do verso nos leva aos conceitos de cadência, ritmo, metro, rima e figuras de estilo.

    Metro - Diz respeito ao ritmo do verso, que era comumente formado por determinados acentos e cadências, tendo por base o número de sílabas. A métrica é a medida do verso, e metrificação sua aplicação prática. Para que um metro seja considerado como tal, é preciso mais que a devida contagem de sílabas fortes (tônicas), criando a cadência, o ritmo, termos correlatos. A rigor, cadência é o esquema acentual obrigatório de certos tipos de verso; e ritmo, a seqüência de sílabas fortes e fracas segundo a pronúncia normal das palavras.
    Rima - É a concordância de sons, finais ou internos, entre um verso e outro no corpo do mesmo verso. Tem importante atuação na construção tanto da cadência quanto do ritmo.

    Tipos de verso - Há versos brancos (sem rima), livres (sem metro), e há a classificação segundo o número de sílabas poéticas e suas tônicas. A redondilha menor, a redondilha maior, o decassílabo e o alexandrino são os versos mais usados, segundo o número de sílabas poéticas.

    Redondilha menor e maior - A primeira é formada de cinco sílabas poéticas, e a segunda, sete sílabas poéticas.
    Ex.:

    Menor: "Corrija-me agora
    o pouco de amor
    mas vem sem demora
    por mim, por favor".

    Maior: "És um senhor tão bonito
    quanto a cara do meu filho,
    tempo, tempo, tempo, tempo."

    Decassílabo - O mais cultuado dos versos de forma fixa. Pode ser sáfico, quando os ictos caem sobre a quarta e a oitava sílaba, ou o heróico, quando o único icto cai, primorosamente, sobre a sexta sílaba. Ex.:

    De tudo ao meu aMOR serei atento,
    antes, e com tal ZElo e sempre e tanto,
    que mesmo em FAce do maiOR encanto,
    dele se encante MAIS meu pensamento.

    Alexandrino - Considerado Verso de Arte Maior, o Alexandrino tem doze sílabas, com cesura obrigatória na sexta sílaba, criando uma pausa sensível entre dois hemistíquios. Ex.:

    Dava-lhe a custo a sombra escassa e pequenina

    Faz-se importante deixar claro que a distribuição das tônicas é que faz o verso, o metro, mais que a contagem das sílabas. Portanto, se um verso tem dez sílabas mas não é sáfico ou heróico ele não é um decassílabo, mas um verso de dez sílabas. O alexandrino, por sua vez, será considerado como tal se registrar a obrigatória cesura. Do contrário, não passará de um verso de 12 sílabas.

    Dentro das chamadas formas fixas da Poesia, há aquelas que atravessaram anos, séculos, milênios, sendo cultivadas e cultuadas ainda hoje, em todo o mundo. Vamos a elas.

    Soneto - É o tipo de poema mais cultivado, entretanto o mais desencorajador, dentre todos os tipos de poemas populares. Tornou-se prova para poetas, castigo para poetastros. Sua estrutura é um universo em si, perfeita, plena, absoluta. Composição poética constituída de 14 versos divididos em quatro estâncias: dois quartetos e dois tercetos, e cuja tradição pede que seu desfecho tenha "chave de ouro", ou seja, que seu último verso possa representar todo o poema, numa espécie de epílogo, ou título final.

    Oitava italiana - Forma criada pelos italianos para a estrofe de oito versos decassílabos, com rima aguda no quarto e no último, podendo ser brancos o primeiro e o quinto, e não havendo especificações quanto aos demais.

    Terça Rima - Tipo de poema estrófico usado por Dante na Divina Comédia, e constituído por uma série de tercetos cujos versos primeiro e terceiro rimam entre si e com o segundo da estrofe anterior.

    Haicai - Tipo de poema japonês de forma fixa, formado de 17 sílabas distribuídas em três versos (5-7-5) sem rima, como toda a poesia nipônica. O gênero foi imortalizado pelo grande poeta Matsuo Bashô, do século XVIII. Para se chegar ao limite da beleza e sonoridade de um haicai é desejável criar uma espécie de cascata rítmica perpetrada pela sonoridade interna, que pode ser conseguida com versos leoninos. Ex.:

    Uma folha morta,
    Um galho no céu grisalho,
    Fecho a minha porta.


    Sobre palavras agudas, graves e esdrúxulas
    Aguda é a palavra oxítona. Grave é a palavra paroxítona, e esdrúxula, as proparoxítonas. Diz-se de um verso agudo, grave ou esdrúxulo se terminado com um desses tipos de palavras.

    Tipos de rima
    Basicamente, quanto ao som, podem ser as rimas consoantes, quando rimam a última vogal tônica e todos os sons ou letras que se lhe seguem no final do verso; e toantes, quando rimam apenas as últimas vogais tônicas.

    Quanto à arrumação na estrofe, podem ser emparelhadas, feitas em pares de versos consecutivos, ou cruzadas, no esquema abab, na estrofe de quatro versos.

    Há uma porção de gêneros e expressões que ficaram de fora desse "Elementares", por me parecer desnecessário ao iniciante, mostrando-se mais interessante ao simples olhar ou ouvido curioso. Uma vez apreendido o que aqui foi registrado, pode o neófito buscar mais informações na grande quantidade de livros e tratados de versificação portuguesa.

    Sugestão de Leitura

    Pequeno Dicionário de Arte Poética - Geir Campos
    Tratado de Versificação - Olavo Bilac e Guimarães Passos
    Vocabulário de Poesia - Raul Xavier]
    ABC da Poesia - Ezra Pound
    Nova Gramática do Português Contemporâneo - Celso Cunha e Lindley Cintra
    O que é poesia - Fernando Paixão.

    Pela simplicidade, cadência e clareza. Os poetas aqui, por ordem de técnica, domínio e inspiração, são em primeiro Gregório de Campos, depois Ivan e em último o Bocágil, que tem muito a aprender.

    Régis Bonvicino

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  26. Anônimo4:04 PM

    Se vcs não tem o que fazer por não vão trabalhar?

    Sérgio Viralobos

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  27. Anônimo4:29 PM

    se não temos nada a fazer pelo não, não nos resta trabalhar.

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  28. Anônimo5:38 PM

    êita, a arte de copiar e colar não cola, Régis!

    Tô esperando o Ivan...

    Lari

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  29. Já que a platéia me reclama...

    bocágil - gentil?
    amansou com as pancadas:
    sua voz em funil,

    agora adoçada,
    celebra esta primavera,
    porém tende ao nada -

    se mais ele espera,
    dou-lhe um leve piparote -
    que medo da fera...

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  30. Do "sepulcro" debaixo das flores de ipê, o espírito de Ivan ergue-se e adverte:

    "bocágil... pobre ignorante...
    pensas ser um novo Dante -
    com teu verso redundante...

    toma tento, e não se mije,
    que o soberbo só se aflige
    lá nos pântanos do Estige..."

    ResponderExcluir
  31. ivan,
    seria bem interessante um duelo seu com o sonetista lambedor de pé.
    com licença poética de um bom leitor-espectador-virtual, vou enviar um desses seus poemas.

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  32. Anônimo12:46 AM

    Ivan, não convenceu. Levanta o nível, meu. O cara escreve um poemaço e vc me vem com isso?!. (E ainda compara o cara com Dante sem que ele tivesse se comparado!!!)Porra! PQP.
    Olha, tô esperando ainda...

    Lari.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo1:42 AM

    não sei quem é lari
    mas pelo que já vi
    é um cabeça de bagre
    e a alma de lambari

    se não se convenceu
    diante ao novo milagre
    e chama de poemaço
    ao que pego e amasso

    do ivan não foi em vão
    do bocágil, bobão,
    pra fazer um então
    precisa de um montão

    tá bão?

    Gregório de Campos

    ResponderExcluir
  34. Anônimo2:06 AM

    a propósito, bocágil

    quem dá vez ao ego
    até em terra de olho
    acaba ficando cego

    menos, meu jovem

    tens talento e estro
    devagar vá já polindo
    o canhoto não é destro
    não é feio ser tão lindo

    poetas, tudo podem

    mas que tal, pra não começar mal
    dar uma revisada gramatical?


    Gregório de Campos

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  35. Lari, lari,

    que presumo ser uma Larissa -
    assim como presume-se
    que "bocágil" é um "cara"
    (por detrás do pseudônimo,
    vai que não é uma sapata?) -

    o que você chama de poemaço
    é um semi-canto, semi-tonante -
    que nem comparei com Dante...

    O "cara" se queixa dos meus socos
    e vai nos dele, aos solavancos...

    Além disso,
    enche-se de auto-elogios -
    "elogio em boca própria é vitupério"...
    Assim, o "cara" é um caso sério
    da chamada egolatria -
    isso já não é mistério
    pra nenhuma psiquiatria...

    Eu fiquei até contente
    pela atenção dispensada -
    faço até mais uns versinhos
    pra que a nossa piazada
    dance em torno de bocágil,
    enquanto gagueja os ictos
    que à Larissa são convictos:

    o bocógio quando nasce
    vem dobrar-se ao ivanzinho:
    bocoginho-nho-nho
    dimirou-se-se
    com pedrinhas (com pedrinhas)
    com pedrinhas no caminho
    (uau!)

    Interessante (e mais desavisado)
    é o caso do Gregório de Campos -
    similar ao de bocógio em seu início:
    polemiza a qualquer preço
    (será mais um que mereço?)

    Enfim, Lari,
    todos andam atrás da poesia -
    sabe alguém onde ela está?
    Hoje eu achei que sabia:

    lá-lari-lari-lará...

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  36. Anônimo9:52 AM

    a Larissa é chata e não sabe de nada.

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  37. Anônimo11:28 AM

    Ivanzinho meu caro,
    Até quanto este medo
    De entrar pelo ralo
    E não ter sossego?

    Prefere senão assim:
    Sentir que apetece
    Com poeminha chinfrim,
    A quem não conhece

    Não sabe se cisca ou vale um vintém,
    Se em pé ou de quatro anda,
    Mas se assim a coragem te vem,
    Vá em frente e aproveite a demanda.

    Gabi Fonseca (a sua)

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  38. Anônimo11:54 AM

    soneto só e tão somente para dizer adeus ao bocágil e que, por ser frágil e frouxa a maioria de seus versos, mesmo assim não lhe quero mal, mas espero dias melhores e melhores tratos aos seus saberes.

    do ivan, espero menos menosprezo ao adversário que se apresente, pois poeta, por mais fraco que seja, é um elo da nossa mesma corrente. a propósito, ivan, ele não é o inimigo. quem é o inimigo? quem é bocágil, quem é você?

    obrigado, mas não precisam me responder.


    boca do purgatório

    não fale, justo ivan, meu nome em vão,
    desavisado é quem, sem nem saber
    do que se trata, põe-se a não caber
    em si e intitular-se sabichão...

    tão nobre, o infeliz, de pés no chão,
    com a bunda de fora, diz o quê?
    como um reles dândi, o “lavoisier
    dos versos” descobriu que a combustão

    se dá quando o inflamável ao oxigênio
    faz contato e, então, ateia às vestes
    o fogo da imodéstia e se acha: “gênio!”

    diz mais: “em curitiba treze pestes
    há, que me contaminam, vou varrê-los
    e nem ao menos despenteio os cabelos!”

    Gregório de Campos



    por favor, ivan, apague as 3 postagens anteriores. deixe somente esta última se assim o quiser.

    Gregório de Campos

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  39. Anônimo2:35 PM

    kkkkkkkkkk
    Não acreditei no que li.
    Ivan e Bocágil acho que tem algo melhor na parada.
    Ouçam o conselho do boca do purgatório:
    dêem-se as mãos
    e aprendam com quem sabe
    se é que ser poeta
    é o que vocês dois querem.

    Um abraço aos três

    do Beto Ribeiro

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  40. Anônimo3:24 PM

    Tô gostando de ver, boca do purgatório, um pouco de bom senso a esses rapazes tão talentosos e tão bocudos não vai lhes fazer mal nenhum.

    Abraço

    Fernando Kahal

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  41. Anônimo5:01 PM

    Me passaram o link desse combate que, sei lá, parece briga de (trans)viados. Ponto para o Boca de Purgatório, seja ele, o juiz da porfia, o fiel da balança, pelo menos esse tem senso e como poeta dá dó dos dois. Mas, por favor, deixem de lado os ataques pessoais e vão firme, com o porrete na mão, sobre os versos um do outro. Afinal, isto é ou não é, um desafio? Li tudo. O Bocágil está perdendo e o Ivan está devendo. Sábio, o Gregório, apontou o caminho. Então vamos lá, meninos!

    Fábio Campana

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  42. Anônimo6:06 PM

    uma bosta de comentário

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  43. Anônimo6:48 PM

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  44. Anônimo9:46 AM

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  45. Anônimo9:47 AM

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  46. Anônimo9:44 AM

    As mensagens da Lari são ruins.

    Ivan: To devendo um ataque.

    Chico

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  47. Anônimo11:25 AM

    Eles são amigos e tudo isso é combinado

    Não sejam burros

    Otávio.

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  48. Anônimo5:24 AM

    mais do que amigos. irmãos, caimitas.

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  49. POR UM MOTIVO MELHOR QUE O MIJO EM DISTÂNCIA

    como podes malbaratar assim
    (e tão de mal) teu fôlego de vida,
    invés de qual gregório, "contra vim"...,
    lanhar os reis balofos da política?

    não entendo este afago fratricida.
    pra sujar o gesso das quatro patas?
    entendo o golpe mas não quem vergastas.
    não sabes que poetas, em curitiba

    nem se fala, são como que chacretes,
    mais "démodés" que afiadores de faca?
    corona, justen, tu (bocágil) e eu,

    pobres coitados e dignos da pena,
    cisma do que não fomos pois não deu,
    condenados a curitiba eterna


    …"infamia non est medicamen in hortis"

    r.m.

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  50. Rodrigo Madeira me parece um poeta dos bons. Rodrigo, não sei se já viu, cito trechos do teu poema na reportagem que escrevi na Folha de Londrina: http://materiaspublicadas.blogspot.com/2008/06/aos-ps-da-catedral.html

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  51. este otávio aí tb não sou eu,
    não há nenhum problema em alguém se chamar otávio além de mim, mas quero deixar claro q eu sou apenas este q abre para o endereço do blogspot e q ainda está protegido por senha. Nunca posto comentários anônimos.

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