terça-feira, junho 03, 2008

Contornando

Acho ótimo quando blogueiros e blogueiras camaradas vêm aqui responder comentários meus por aí: a coisa fica bem confusa, combina com meu atual estado de quebradeira.

No entanto, não gostei que a Nara apagou a postagem do seu pô Ema flaubertiano -

também não entendi o porquê da menção do Giuliano ao Piva, sendo que eu fiquei desolado só pelo emoticon de cara triste (que interpretei como insatisfação quanto à postagem anterior).

Outrossim, eu acho interessante o trabalho do Fausto Fawcett (bem como as loiras que costumam estar ao redor...) -

Fui ver a peça do França no Hotel Del Rey: gostei do desempenho das duas atrizes, que não são mãe e filha por acaso. O texto também é bem engraçado.

Estou com dois poemas quase prontos no subconsciente, mas ainda não escrevi nada, porque não quero forçar a mão (mas deve ser preguiça mesmo, enfim).

Ah, e antes que me esqueça de novo, estou devendo muitas saudações e muitos obrigados ao Renato Quege, que anda replicando alguns versinhos e traduções de minha modesta fatura, além de ter incorporado ao repertório de sua atual banda uma composição que fizemos ali pelos idos de 1912... Fucem por aqui .

E pra Nara eu vou colar uma explicação, aproveitando pra puxar sua orelha: a expressão é "pior a emenda que o soneto":

"A expressão "pior a emenda que o soneto" surgiu por causa do poeta português Manuel Maria Barbosa du Bocage. Ele era tão respeitado que, um belo dia, uma pessoa interessada em ser escritor procurou-o com um soneto. Pediu ao poeta que o lesse com carinho e anotasse os erros. Bocage concordou. No dia seguinte, encontraram-se para conversar. Para surpresa do poeta aprendiz, Bocage não havia anotado nada. Tinha achado o texto tão ruim que nem valia a pena corrigir, porque a emenda seria pior do que o soneto. Se o conselho fez com que o escritor desistisse da carreira, a história não registra. Mas a frase se tornou uma espécie de ditado popular. Se alguma coisa que fazemos não sai exatamente como deveria, nem sempre dar um jeitinho resolve. A emenda pode sair pior do que o soneto."

5 comentários:

Renato Quege disse...

Caríssimo Ivan,
Versos Velhos Para Sábados Novos terá sua estréia mundial no dia 13 de junho de 2008, data de nosso próximo show, dia de santo Antônio e também aniversário do Ferreira.
Grande abraço,
TheQuege.

Anônimo disse...

seu doido & maluco

[em perambular sob o sol absoluto,
absorvido sabe-se lá por que delírios.] versos ao léu.

o emoticon era erótico, opa! quero dizer, irônico. bem, quase a mesma coisa. alô, cabeça de simulacro, testando.
a questão do piva era um pergunta, não uma afirmação. acho que as minhas teclas trocarão de lugar, ou foram meus neurônios. ih, bicho, hoje tá cruel. mas é assim. oras sim, oras não. ah! o H tá aqui, não comi, não.

Câmbio, desligo
[Giulianoquase]

Renata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata disse...

Olá, Ivan!!

Coisa boa poder achar teu blog meio às tontas. Vc não me conhece, mas eu ando te procurando, hehe! Sou da UFMG, pesquisadora do Leminski, e estou LOUCA pra ler a tua dissertação. Tentei no site da USP, mas nada. Vc pode me escrever? renata_ufc@yahoo.com.br

Obrigada! ... E sobre o blog: foi bom achá-lo, independente da coincidência.

Bj

Alexandre França disse...

Grande Ivan! Valeu a presença lá na peça. abração.