terça-feira, fevereiro 07, 2006

Porque o amor não admite reflexões prudentes

Tá: então nem você nem eu entendemos direito por que eu postei sobre um flerte com a morte, ou por que eu transformei minha fuça hirsuta numa face glabra.

Mas uma das explicações possíveis pro flerte com a morte foi a efeméride desse último dia 6: completaram-se 90 anos da morte do poeta nicaraguense Rubén Darío: na minha sacrossanta ignorância, eu já tinha ouvido falar nesse chapa, mas nesta última segunda entrei de novo na biblioteca e, além ter virado Borges e Cortázar (por alguns instantes), metamorfoseei-me em Rubén Darío, aprendendo que meu primeiro nome era Félix (se me lembro direito) e que nasci no dia 18 de janeiro de 1867 e morri em 6 de fevereiro de 1916.

Toda essa prosa pernóstica não diz nada do que eu quero mesmo dizer, que está aqui nestes versinhos de Rubén Darío, por mim traduzidos e dedicados para aquela que não me sai do pensamento

PORQUE O AMOR NÃO ADMITE REFLEXÕES PRUDENTES

Senhora: o Amor é violento,
e quando nos transfigura
nos inflama o pensamento
a loucura.

Não peças paz a meus braços
que aos teus braços estão presos:
são de fúria os meus abraços
e são de incêndio meus beijos;
e seria vão o intento
de qualquer razão obscura
se me inflama o pensamento
a loucura.

Minha mente é iluminada
com chamas de amor, Senhora,
qual tenda da madrugada
e qual palácio da aurora.
E ao olor do teu ungüento
vai atrás minha ventura,
e me inflama o pensamento
a loucura.

Meu gozo teu paladar
como um favo conceitua,
como no santo Cantar
mel et lac sub lingua tua.
A delícia: teu alento
em tão fino vaso apura,
e me inflama o pensamento
a loucura.

5 comentários:

Priscila Manhães disse...

Ivanzinho,

tão lindo, como sempre.

Muitos beijos

Priscila Manhães disse...

Adorei: "mel et lac sub lingua tua".
Delícia.

Priscila Manhães disse...

como é que se expressa um desmaio emocional?

(sabe como te responderia? acho que sabe.)

Beijinhos

Roberto Prado disse...

Grande Ivan do grande coração:
Depois de meses da tua sugestão na porta da biblioteca pública, logo após a sua brilhante palestra, finalmente coloquei o meu blog no ar. É o Amplo Espectro. Estou aprendendo, aprendendo apanhando, pois se fosse esperar saber como é que se faz nunca aconteceria. Veja lá:

www.robertoprado.blogspot.com
Abração
Beco

Priscila Manhães disse...

Faz greve não... ;)
Beijo