sábado, agosto 20, 2011

O Centenário de ILUSÃO, de Emiliano Perneta...

Hoje foi celebrado, na Ilha da Ilusão, no Passeio Público, o centenário de Ilusão, principal livro de poemas de Emiliano Perneta.

O evento foi organizado por sete entidades culturais curitibanas:

Instituto Neo-Pitagórico, Centro de Letras do Paraná, Academia Paranaense de Letras, Centro Paranaense Feminino de Cultura, Academia Feminina de Letras do Paraná, Academia Paranaense da Poesia, e Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

Participei como mestre de cerimônias. Entre tantas personalidades importantes do cenário atual da cultura curitibana, poetas (registro, por exemplo, a presença do Polaco da Barreirinha, Thadeu Wojciechowski), músicos e autoridades das instituições citadas, também abrilhantou o evento a Bárbara Kirchner (mantenedora o blog Curitiba é um copo vazio cheio de frio), a qual apresentou de impromptu um número musical composto por Octávio Camargo e Paulo Bearzoti, versando sobre Emiliano.

Quem me lê aqui já notou minha simpatia pelo Perneta, não é? Pois é: a obra dele é meu tema de tese de doutorado, atualmente em curso na UFPR. Para saber mais, tem esta entrevista minha ao site Curitiba Cultura (clique aqui).

E, finalmente, já está no ar a Re-Edição Virtual de Ilusão, que pode ser baixada e lida, em dois formatos (ortografia original, e texto atualizado), neste link no site da APL (clicando aqui).

Para terminar a postagem, eis um recorte da folha de rosto da re-edição, conforme o original de 1911:


4 comentários:

Curitiba é um copo vazio cheio de frio disse...

Sensacional a entrevista e a re-edição virtual. Valeu, Ivan!

Ivan disse...

Valeu você também, Barbarella:
repostou, compareceu e brilhou;
mais veloz que barca a toda vela,
veio, viu, venceu e vocalizou.

Ivan, ainda sob a inspiração do sagrado perneta...

Panda Lemon disse...

Que pena que nao pude divulgar a tempo...

Adorei a entrevista, admiravel Ivan!

Bjos sem acentos do computador da carolina do norte (logo apos um pequeno terremoto de magniture 5.5 na virginia, que chegou aqui fraquinho mas baguncou meu epicentro).

Wagner Schadeck disse...

Acabei de baixar a edição digitalizada, Ivan, parabéns.
Abraço,

Wagner