quarta-feira, novembro 03, 2004

A EXIMENINA E A ENDIMENINA

...

Além de não ter cumprido o que escrevi na postagem anterior (amanhã tem mais), vou continuar postergando um soneto de Camões e sua tradução/ atualização, feita por uns amigos meus em 1996. E vou voltar a falar prosaicamente aqui (em prosa mesmo), mas como eu adoro poesia, é prosa sobre poesia.

Ultimamente eu vinha detestando sequer ouvir falar em Augusto dos Anjos, porque além de ser um dos três melhores poetas brasileiros, ele foi muito surrado, repetido, tresrepetido, principalmente aquele soneto que fala da ingratidão (esta pantera), e do beijo que é a véspera do escarro.

Aliás, é com poemas como esse que a gente aprende que poesia não é só aquela viadagem que fazem pra ganhar as mulheres em vez de agarrar logo duma vez, e que pode ser um negócio divertido e aterrorizante, feito música ou cinema.

Só que quem gosta mesmo não pára de achar novos poemas e acaba se enchendo e esgotando (ou achando que esgotou) autores tão bons e clássicos como Augusto, Gregório de Matos, Hilda Hilst, Joyce, Shakespeare, Dante, Cruz e Sousa et caterva ad infinitum.

Mas o Augusto é cabuloso mesmo, eu acabo sempre voltando a ele, ou ele mesmo é que grita das estantes para mim. Foi o que aconteceu esses dias aqui na casa da minha mãe. Eu estava zanzando pelo quarto e umas folhas de apostila do meu irmão na estante me chamaram a atenção: era uma série de sonetos do Augusto (inclusive o famigerado Versos Íntimos).

E o poema que gritou para mim eu ainda não conhecia. Assim, tomo a liberdade de postá-lo aqui (depois de toda essa lenga-lenga dispensável) para o gáudio dos pouquíssimos e santíssimas leitores e leitoras. Bom divertimento, e depois me contem se descobriram o que são a endimenina e a eximenina...


CONTRASTES

A antítese do novo obsoleto,
O Amor e a Paz, o Ódio e a Carnificina,
O que o homem ama e o que o homem abomina,
Tudo convém para o homem ser completo!

O ângulo obtuso, pois, e o ângulo reto,
Uma feição humana e outra divina
São como a eximenina e a endimenina
Que servem ambas para o mesmo feto!

Eu sei de tudo isto mais que Eclesiastes!
Por justaposição destes contrastes,
Junta-se um hemisfério a outro hemisfério,

Às alegrias juntam-se as tristezas,
E o carpinteiro que fabrica as mesas
Faz também os caixões do cemitério!...


Augusto dos Anjos

3 comentários:

Ratapulgo disse...

Uais é uais, uai!:
"membranas do grão de pólen, fina, hialina e incolor, constituída de celulose ou pectina"

Goxxxtei! Vai levar deixxx mango!

É vero que AA caiu num caldeirão de benzina quando pequeno?

Jesus também era marceneiro e fabricava cruzes. Síntese dietética.

Aguardo o Camões, everybody!

Ivan disse...

Muwhahahahaha...

Tony: mostre o galardão, mas sem viadagem.

Rata: como diria Orson, é tudo verdade.

E como diria aquela bicha do Guimarães Rosa, a companhia de vocês me dá altos prazeres: apareçam...

Anônimo disse...

De acordo com o Dicionário Geral de Ciências Biológicas, publicado pela Editora Educacional Brasileira, coordenado pelo professor Aurélio Bolsanello (1970), página 280, ENDIMENINA,(G. endon = dentro + hymen = membrana). Membrana interna do grão de pólen.
Na página 336, EXIMENINA, membrana externa do grão de pólen.