quinta-feira, novembro 04, 2004

Luís Vaz de Camões (*1525? - †1580)

___

Pensamentos, que agora novamente
Cuidados vãos em mim ressucitais,
Dizei-me: ainda não vos contentais
De terdes quem vos tem tão descontente?

Que fantasia é esta, que presente
Cada hora ante meus olhos me mostrais?
Com sonhos e com sombras atentais
Quem nem por sonhos pode ser contente?

Vejo-vos, pensamentos, alterados;
E não quereis, de esquivos, declarar-me
Que é isto que vos traz tão enleados?

Não me negueis, se andais para negar-me;
Que, se contra mim estais alevantados,
Eu vos ajudarei mesmo a matar-me.


(publicado em 1595)


***

pensamento, meu caro pensamento, me convença
o que penso ser não é o que você pensa

lembro de não pensar tal como antigamente
contente de ter quem o tem tão descontente

no entanto, você vai e vem com este sorriso alegre
que por si só não basta e a mim não serve

nenhum me negue, se pensa em renegar-me
estarei a postos para ajudá-lo a despensar-me


livre adaptação:

Marcos Prado, Sérgio Viralobos e Antonio Thadeu Wojciechowski

(publicado em 1992)

3 comentários:

Zoe de Camaris disse...

Perfeito. Perfeito.
.....

Ei, cê tá cheio de comments !!! Assim não vale.

beso grande

Ratapulgo disse...

ótimo está!
muito fiel ao original.
quem são os perpretadores?

("despensar-me" é trancar-me na despensa?)
;)

Ivan disse...

Grato, Zoe: o bacana é que eu não tenho certeza se esse é mesmo o soneto do qual eles partiram pra chegar nisso. Particularmente, prefiro as versões do Baudelaire, que vou acabar postando.

Quanto aos comments, faço o que posso no seu blog, que é minha mãe e pai, você sabe... Já já vou lá pra incrementar nossos diálogos: mas esta aqui é quase uma terra de ninguém, um deserto com poucas e excelentes 8 visitas diárias: o seu palavradepantera tem muito mais que isso, além de ser muito mais bonito, então não te queixes, minha selvagem.

Rata: os perpetradores (atenção: eles não são "perpretadores" porque são brancos... aliás, isso me recordou a letra "preta" impagável da canção jesus negão, muito hilária) são uma turma do barulho aqui de curitiba, sendo que o Marcos Prado já passou dessa existência pra melhor (?!)...

Como eu disse, vou postar mais coisas deles na seqüência, talvez inclusive uma ficha completa dOs fascínoras.

Por enquanto estou com um ataque de preguiça, então só digitei este pequeno comentário.

O dicionário do word não reconhece "despensar-me": sinceramente, não sei o que dizer ou desdizer...